CARTA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ÀS FAMÍLIAS

logo prefeitura
MUNICÍPIO DE
SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação


Prezadas crianças e familiares do Ensino Fundamental:

Estamos vivendo um período muito difícil devido ao isolamento social em decorrência da pandemia do COVID 19. Neste momento, em que não podemos frequentar as aulas na escola, nos empenhamos para oferecer atividades que podem ser realizadas on line, baixadas no computador e também escritas nos cadernos.
A proposta é indicar diferentes possibilidades para que, enquanto não retornamos para a escola, possamos exercitar a escrita, a leitura, fazer desenhos, brincar e envolver nossos familiares que também estão em casa.
As atividades propostas possuem o objetivo de propiciar aos alunos momentos de estudo, reflexão, aprendizado e muita diversão, por meio do acesso a diversos textos, vídeos, links, jogos pedagógicos, experiências e atividades variadas das diferentes áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
Com o objetivo de realizá-las da melhor forma possível, sugerimos que, no decorrer desse período, a família possa reservar um momento na rotina diária para acompanhar as crianças, escolhendo um horário e reservando um local adequado para a realização das atividades propostas.
É muito importante que as crianças tenham sempre a supervisão de um adulto.
No que se refere aos alunos dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, o acompanhamento de algum familiar no momento da realização das atividades se faz imprescindível, considerando a possível dificuldade que encontrarão para ler e interpretar as comandas, por mais simples que seja a atividade proposta.
A partir do 3º ano, quando a leitura é mais fluente, a presença do adulto auxiliará inclusive no diálogo e interação, considerando que na escola as respostas geralmente são dialogadas com os colegas.
Mesmo se as crianças dos 4º e 5° anos quiserem fazer as atividades sozinhas, ainda assim indicamos a presença de um adulto, pois as tarefas podem oferecer links do youtube ou atividades que envolvam experiências e brincadeiras que propõem materiais ou produtos que necessitam de atenta supervisão.
Desejamos que esses sejam momentos de estreitamento dos vínculos entre as crianças e suas famílias, incentivando-os a ampliar o conhecimento juntos.
Bom aprendizado e divirtam-se!

Equipe da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo